Orquestra Juvenil de Navegantes recebe prêmio por boas práticas em gestão cultural


PUBLICIDADE

O projeto “Orquestra Juvenil de Navegantes”, desenvolvido pela Fundação Cultural do município, foi reconhecido com o segundo lugar no “Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural 2025”. A iniciativa foi premiada nesta quarta-feira (07), em Chapecó, na categoria Municípios – “Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura”.

A premiação foi entregue durante o XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que ocorreu em Chapecó entre os dias 6 e 8 de maio, reunindo gestores culturais, prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e profissionais do setor de todo estado para compartilhar experiências e fortalecer as políticas públicas culturais em Santa Catarina.

A Orquestra Juvenil de Navegantes tem como objetivo democratizar o acesso à música, oferecendo formação musical gratuita e de qualidade para crianças e adolescentes. Além disso, busca desenvolver habilidades como disciplina, trabalho em equipe, criatividade e autoestima, essenciais para o crescimento integral dos jovens.
O primeiro lugar do prêmio na mesma categoria foi para o município de Rio do Sul, com o projeto “Estações Culturais”.

Conforme o superintendente da Cultura de Navegantes, Marcos Montagna, os principais resultados alcançados incluem a formação musical de dezenas de crianças e adolescentes, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a realização de apresentações públicas e a promoção da inclusão social.

“A Orquestra Juvenil de Navegantes se tornou um símbolo de esperança e oportunidade, mostrando que a música pode transformar vidas e construir um futuro melhor para todos os envolvidos”, destaca o superintendente, que estava acompanhado de uma comitiva de representantes da Amfri.

Na ocasião, que celebrou os 15 anos do Congesc, o superintende foi homenageado por ter sido presidente do colegiado na gestão de 2019 a 2021 e de 2021 a 2023.

Promovido pelo Colegiado de Cultura da Fecam, com apoio da Prefeitura de Chapecó, o fórum é um dos principais espaços de articulação e troca de experiências sobre políticas públicas para a cultura em Santa Catarina. A programação inclui conferências, oficinas, apresentações culturais e a eleição da nova diretoria do Congesc.

 


Imagem: Prefeitura de Navegantes