Navega Online – Notícias de Navegantes (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Penha e região Sair do modo leitor

Cartilha conscientiza população de Penha e região sobre enfrentamento à violência contra a mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha (CVP) lançou na quarta-feira (30) a cartilha informativa pelo fim da violência contra a mulher. O documento elaborado pela equipe da casa está disponível nos canais oficiais do Legislativo Penhense e também será divulgado nas escolas das redes pública e particular de ensino.

A cartilha descreve os tipos de violência contra a mulher e elenca as medidas que podem e devem ser tomadas no sentido de enfrentar este sério problema que afeta todas as camadas da sociedade, promovendo a conscientização e a informação acerca das ações e políticas públicas desenvolvidas no município para o enfrentamento e combate à violência.

“O lançamento da cartilha é o pontapé inicial de um projeto maior que é levar a Procuradoria Especial da Mulher para as escolas, buscando levar informação aos alunos da rede pública e privada de ensino a partir do próximo ano”, ressalta Tatiane Willem, servidora responsável pela Procuradoria da Mulher da CVP.

O evento teve como anfitrião o vereador e procurador da mulher Luiz Fernando Vailatti (União), o Ferrão, que recebeu várias convidadas especiais: a secretária municipal de Saúde, Bárbara Lugogo, a secretária municipal de Assistência Social, Emelly Freitas, Regina Santos da Silva, presidente do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), Sabrina Sackis, coordenadora da Policlínica Municipal, além de Jonatas Demétrio, diretor da EEB Edith Prates Gonçalves.

A cartilha institucional sobre o fim da violência contra mulher está disponível no link: cvp.sc.gov.br/procuradoria-da-mulher.

Outubro rosa

Marcando o término da campanha Outubro Rosa, de conscientização acerca do câncer de mama, o evento contou com um segundo momento importante.

A enfermeira especializada em saúde da mulher, Sabrina Sackis, palestrou sobre a importância da prevenção ao fazer exames de rastreio no prognóstico de sucesso do câncer de mama, tendo como objetivo difundir informação sobre a doença que é o segundo tumor mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo.

 

Imagens: Victor Miranda / CVP / Divulgação.