Navegantes: Biblioteca Cruz e Sousa recebe última apresentação do projeto “O Brasil que eu conto”

A Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, localizada junto ao prédio da Fundação Cultural de Navegantes, foi o cenário escolhido para a apresentação de encerramento de um ciclo de contrapartida do projeto “O Brasil que eu conto”. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) e contou com a participação de 54 alunos da Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Muller.
Ao todo, mais de 5 mil alunos da educação básica de Navegantes ficaram “encantados” com o projeto “O Brasil que eu Conto”, que percorreu oito escolas da Rede Municipal de Ensino. Nas apresentações os alunos são envolvidos em uma série de histórias lendárias das regiões do país de forma única, com objetos lúdicos, interações, músicas e brincadeiras, que prendem a atenção dos ouvintes do início ao fim.As apresentações foram idealizadas pela professora, produtora cultural, escritora e narradora Andréa Dias, sempre com a trilha sonora do músico Rafaelo de Goes, que acompanha a contação com seu violão, gaita e carrilhão. As ações contam, também, com intérpretes de Libras para proporcionar acessibilidade física e de conteúdo para todos os públicos.
Realizado com recursos do Edital Vilma Mafra, através da Fundação Cultural de Navegantes, o projeto reafirma a importância da arte narrativa na educação, servindo como ferramenta de formação cidadã e transformação social. De acordo com o superintendente da Cultura de Navegantes, Marcos Montagna, além de promover o contato com a literatura de forma criativa e acessível, unindo contação de histórias, literatura, música e brincadeiras em uma experiência lúdica e inclusiva, o projeto contribui para as metas do Plano Municipal de Cultura, como a valorização de manifestações culturais locais – entre elas o Boi de Mamão – e o fortalecimento da política de incentivo à leitura nas escolas.
Imagem: Prefeitura de Navegantes