Prefeitura retira 32 toneladas de lixo da restinga em Navegantes


PUBLICIDADE

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Água e Saneamento Básico (Sasan), fez a retirada de aproximadamente 32 toneladas de resíduos da restinga na orla do município durante o mês de junho. Entre os dias 9 e 24, as equipes de limpeza urbana concentraram uma operação especial em um trecho de quase nove quilômetros de extensão, compreendido entre as entradas de praia 1 e 72, abrangendo do Pontal ao Gravatá.

A varredura revelou um cenário de degradação ambiental. Foram encontrados materiais dos mais diversos tipos camuflados na vegetação, incluindo mobília descartada (colchões, travesseiros, sofás, cadeiras e camas), lonas, barracas, tapetes, vestuário e materiais escolares. As equipes também recolheram fiação elétrica, galões de óleo, alumínio de tubulação de ar-condicionado, redes e caniços de pesca, além de grande quantidade de lixo doméstico, como garrafas, latas e restos de alimentos. Estruturas improvisadas com tijolos para fogueiras e churrascos também foram desmontadas, e objetos como facas, tesouras e um taco de beisebol foram apreendidos.

Segurança e inclusão

Além do crime ambiental, a ocupação irregular da faixa de restinga trouxe à tona questões de segurança e vulnerabilidade social. Durante a operação, os fiscais identificaram 12 pessoas em situação de rua (nove homens e três mulheres) abrigadas na vegetação. Alguns ocupantes deixaram o local rapidamente ao notar a aproximação das equipes. Também foi constatado o consumo frequente de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes na área.

Em um dos pontos monitorados, a Polícia Militar precisou ser acionada para garantir o apoio operacional, após um dos indivíduos apresentar comportamento agressivo contra os trabalhadores e fiscais da limpeza.

Por outro lado, a ação também atuou na garantia de direitos. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social foi acionada para prestar atendimento a um idoso que já permanecia acampado na restinga há cerca de oito meses. Ele foi atendido e recebeu encaminhamento para voltar ao mercado de trabalho.

“A restinga é um ecossistema protegido por lei e fundamental para a contenção das marés e preservação da nossa biodiversidade. O acúmulo desse volume de resíduos, além de sufocar a vegetação nativa, gera focos de endemias e cria ambientes propícios para a criminalidade. Essa força-tarefa une a preservação ambiental ao ordenamento urbano e à segurança de moradores e turistas”, destaca o Secretário da Sasan, Renato Benatti.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes